MATÉRIAS | INFOROCHAS

Edital Cetem Desafios 2019


A iniciativa é inédita e convida os empresários a expor seus problemas e desafios tecnológicos

O programa Cetem Desafios foi lançado durante a abertura da Vitória Stone Fair 2019, em fevereiro, e tem como objetivo selecionar, por meio de um edital de convocação, propostas de empresas do setor de rochas ornamentais para realizar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica em parceria com o Cetem.

Ao todo, foram recebidas oito propostas. Entre elas, foi selecionada uma única proposta de projeto de pesquisa tecnológica inovadora sobre alterabilidade de uma rocha de características semelhantes a outras variedades com produção significativa nas empresas capixabas. O resultado da pesquisa poderá causar impacto positivo na produção e comercialização desse tipo de rocha. Essa proposta foi analisada e aprovada na primeira etapa de pré-seleção, restando a realização da entrevista para a aprovação na segunda etapa.

De acordo com a regulamentação, um novo edital será aberto para a seleção de mais duas propostas, abrangendo os seguintes temas da cadeia produtiva de rochas: lavra, beneficiamento e aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais; estudos de melhorias nos processos de beneficiamento e desenvolvimento de insumos; e determinação das propriedades tecnológicas de rochas ornamentais.

Empresas de todo o País poderão submeter suas propostas ao novo edital e mais duas serão escolhidas pelo comitê. Caso as duas propostas sejam de empresas do estado do Espírito Santo, também terão o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), para custear bolsas de estudo para que profissionais da área realizem, juntamente com o corpo técnico do Cetem, a pesquisa correspondente às propostas selecionadas.

A iniciativa promovida pelo Cetem é inédita no País e convida os empresários a expor seus problemas e desafios tecnológicos para serem resolvidos pela equipe técnica do Cetem, visando contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade do setor de rochas ornamentais. A iniciativa envolve o custeamento de dispendidos operacionais, de infraestrutura e de recursos humanos dos projetos selecionados de acordo com os critérios e condições específicos estabelecidos pelo edital.

As novas propostas deverão ser encaminhadas até o dia 31 de maio de 2019. O edital e demais informações podem ser obtidos no site www.cetem.gov.br ou pelos telefones (28) 3511-8937 e (28) 9 9953-5195.




FALE COM A REVISTA ROCHAS


Revista Rochas de Qualidade

EMC Editores Associados Ltda

Rua Aleixo Netto, 322 - Sala 703

Santa Lúcia, Vitória - Espírito Santo

CEP: 29056-100

Telefone: +55 27 3227 2772

 



Todos os direitos reservados a Revista Rochas | 2017

Conceitos e declarações emitidos por entrevistados e colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião desta revista e de seus editores. “Rochas de Qualidade” não se responsabiliza pelos conteúdos de anúncios e informes publicitários. Nenhuma parte desta publicação pode ser em qualquer forma sem a expressa autorização da EMC-Editores Associados Ltda. Todos os direitos são reservados. Registrada no INPI e matriculada de acordo com a Lei de Imprensa. Não publica matérias redacionais pagas.