MATÉRIAS | INFOROCHAS

Laboratório de Análises Minerais da CPRM renova a acreditação junto à CGCRE/INMETRO


O Lamin adota padrões internacionais de qualidade

O Laboratório de Análises Minerais (Lamin), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), localizado no escritório do Rio de Janeiro recebeu, no último dia 29 de março, um documento da CGCRE/INMETRO (Coordenação Geral de Acreditação) indicando que a acreditação será renovada por mais dois anos.

As evidências de resolução de não conformidades enviadas pelo laboratório para análise foram aceitas sem nenhuma pendência. O Lamin aguarda agora o envio do certificado acreditando o laboratório na nova versão da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, que dispõe sobre os requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração.

Referência mundial, a ISO/IEC 17025 é resultado do trabalho conjunto da International Organization for Standardization (ISO) e da International Electrotechnical Commission (IEC). A versão publicada em 2017 atualiza a edição de 2005 e traz mudanças, como a nova definição de laboratório (organização que realiza uma ou mais das seguintes atividades: ensaio; calibração; amostragem, associada com ensaio ou calibração subsequente); a redução de requisitos prescritivos e sua substituição por requisitos baseados em desempenho. Além disso, destaca a necessidade de planejar e implementar ações que abordem os riscos e oportunidades, com foco no aumento da eficácia do sistema de gestão. 

A coordenadora de Qualidade da Rede Lamin, Élida Posidente, destacou que a acreditação traz maior confiabilidade nos resultados e falou sobre as mudanças da norma. “A nova versão trouxe algumas exigências às quais o Lamin teve que se adaptar para a avaliação que ocorreu em novembro de 2018. Entre as novidades, estão o levantamento de riscos das atividades e ações para sua eliminação ou redução”, explicou a coordenadora. 

Na Rede Lamin, são realizadas desde determinações químicas específicas em rochas, solos, sedimentos de corrente e descrições petrográficas até estudos fossilíferos, biológicos e de certificação de águas minerais.

Fonte: Serviço Geológico do Brasil (CPRM)




FALE COM A REVISTA ROCHAS


Revista Rochas de Qualidade

EMC Editores Associados Ltda

Rua Aleixo Netto, 322 - Sala 703

Santa Lúcia, Vitória - Espírito Santo

CEP: 29056-100

Telefone: +55 27 3227 2772

 



Todos os direitos reservados a Revista Rochas | 2017

Conceitos e declarações emitidos por entrevistados e colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião desta revista e de seus editores. “Rochas de Qualidade” não se responsabiliza pelos conteúdos de anúncios e informes publicitários. Nenhuma parte desta publicação pode ser em qualquer forma sem a expressa autorização da EMC-Editores Associados Ltda. Todos os direitos são reservados. Registrada no INPI e matriculada de acordo com a Lei de Imprensa. Não publica matérias redacionais pagas.