MATÉRIAS | INFOROCHAS

CREA-ES assina acordo de cooperação com Agência Nacional de Mineração (ANM)


O evento foi marcado ainda pela palestra “O Setor Mineral no Espírito Santo – Aspectos Técnicos, Econômicos e Regulatórios”

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) assinou acordo de cooperação técnica institucional com a Gerência Regional da Agência Nacional de Mineração (ANM) no Estado do Espírito Santo (GER/ES)

A ação visa o aprimoramento de soluções pelo efetivo controle e fiscalização do exercício profissional no setor da geologia e mineração. O termo foi assinado durante evento voltado para o setor mineral, realizada no auditório do Crea-ES, em Vitória. 

A presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, participou do evento e destacou a importância do setor. “O Crea-ES possui 620 profissionais registrados nas modalidades de Engenheiro de Minas, Engenheiros Geólogos, Geólogos e Tecnólogos em Rochas Ornamentais”, lembrou. 

Além da celebração do acordo, o evento foi marcado pela palestra “O Setor Mineral no Espírito Santo – Aspectos Técnicos, Econômicos e Regulatórios”, proferida pelo mestre em geologia regional, geólogo Henrique Giacomeli.

O palestrante Henrique Giacomeli ressaltou o contexto sócio-econômico do setor mineral no Espírito Santo. Segundo ele, dos 78 municípios do estado, 66 apresentam alguma atividade de mineração. Desse modo, apesar de ser uma prática pouco visível aos grandes centros urbanos, ela está amplamente disseminada no território capixaba. 

“O objetivo da palestra é demonstrar a importância do setor de mineração para a economia e o desenvolvimento social do Espírito Santo. Esse é o princípio maior que, juntamente ao Crea, recebe visibilidade”, pronunciou.

O Gerente Regional da Agência Nacional de Mineração no Estado do Espírito Santo, engenheiro de minas João Antonio Vasconcelos, explicou que o termo de cooperação com o Conselho visa à troca de informação relacionada às empresas que estejam registradas ou não, e também aos profissionais envolvidos com a atividade.

“A função do Crea é fiscalizar e comunicar à ANM caso haja alguma pendência ou irregularidade. Da mesma forma, a ANM vai informar ao Conselho a situação do setor, através de consultas ao nosso banco de dados”, esclareceu.


Fonte: Crea-ES




FALE COM A REVISTA ROCHAS


Revista Rochas de Qualidade

EMC Editores Associados Ltda

Rua Aleixo Netto, 322 - Sala 703

Santa Lúcia, Vitória - Espírito Santo

CEP: 29056-100

Telefone: +55 27 3227 2772

 



Todos os direitos reservados a Revista Rochas | 2017

Conceitos e declarações emitidos por entrevistados e colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião desta revista e de seus editores. “Rochas de Qualidade” não se responsabiliza pelos conteúdos de anúncios e informes publicitários. Nenhuma parte desta publicação pode ser em qualquer forma sem a expressa autorização da EMC-Editores Associados Ltda. Todos os direitos são reservados. Registrada no INPI e matriculada de acordo com a Lei de Imprensa. Não publica matérias redacionais pagas.