MATÉRIAS | INFOROCHAS

Piso drenante: revestimento funcional sustentável


A Naturalle Pisos e Revestimentos lançou os seus produtos em 2018

Construções ecologicamente corretas são cada vez mais comuns nas cidades. Arquitetos e designers de interiores têm elaborado projetos com soluções sustentáveis para as mais variadas situações, que colaboram para preservar os recursos naturais e ainda ajudam na economia financeira dos proprietários dos imóveis. Para dar o respaldo necessário às obras, empresas especializadas investem em recursos inovadores, como os pisos drenantes, permeáveis, que já se popularizaram entre os clientes.

A Naturalle Pisos e Revestimentos, especializada em repolimento e manutenção de pisos de mármore e granito, situada em Cariacica, no Espírito Santo, fabrica pisos drenantes e lançou os seus produtos no mercado em setembro de 2018, quando houve um grande número de projetos executados com esse tipo de material em condomínios e residências, inclusive, em ambientes criados para a CASACOR ES, informou o sócio proprietário da empresa, Edivim Francisco. 

Edivim explicou que o piso Permeabile drenante, que tem na permeabilidade a sua principal característica, é formado por pedriscos de grãos de quartzo com resina e agregados minerais aplicados em uma placa monolítica. Mas antes desse processo, para realizar o assentamento, se limpa o ambiente, remove-se uns 10 cm, no máximo, de terra, coloca-se brita zero ou brita dois, areia e, por cima, solo-brita, aonde a placa vai se encaixar. Em seguinte, se faz o espalhamento, tratamento e o acabamento de superfície, aguardando 12 horas para a secagem da resina e 24 horas para o piso obter a sua devida funcionalidade. 

“A água drena (filtra) pelo interior da superfície do piso até chegar ao lençol freático, onde é reabastecido. Pode-se desenvolver, a partir disso, um projeto de captação da água para reaproveita-la na irrigação de jardins, por exemplo. Existem condomínios, com os quais trabalhei em parceria com arquitetos, que instalaram projetos para o reuso de água procedente da limpeza dos pisos e da chuva”, relatou. 

Para áreas internas, há uma preparação especial do contra piso feito de mármore e granito triturado, fabricado pela Naturalle, que é impermeabilizado pela resina para receber o piso Permeabile drenante, para evitar vazamentos ou infiltrações. Nesse caso, é preparado um ralo linear ou usado um ralo comum para escoar a água. 

Os pisos drenantes são indicados para áreas de jardins, de piscinas, calçadas; praças, rampas de acesso, rampas para cadeirantes, salas de banho, pisos, box de banheiros, áreas gourmets e de churrasqueiras, entre outros espaços. Entre as suas características, está o seu aspecto visual, de poros abertos; antiderrapante, ecológico e com um índice de 98% de drenagem, além de oferecer uma alta durabilidade. As cores mais usuais em piso são o branco, palha, preto, marrom, café, rosado e cinza claro. 

“O piso Permeabile drenante pode ser adaptado a qualquer tipo de projeto, residencial ou comercial, inclusive, com a construção de desenhos geométricos. Atualmente, trabalhamos com placas de 45 por 45 cm, mas o nosso objetivo é trabalhar com o piso monolítico, por ser peça única, uniforme. Para áreas internas, o piso monolítico é mais interessante, já que dá mais visibilidade e agrega valor ao produto. Para os arquitetos, quanto maior a peça e menos emendas realizadas, mais valorizado torna-se o projeto”, assegurou. 

A Naturalle Pisos e Revestimentos trabalha com granitos há 18 anos, tendo como principal atividade o repolimento e a restauração de mármores e granitos para pisos. Uma das suas principais obras foi o repolimento do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

“Trabalhamos durante três anos para desenvolver a fórmula do piso drenante e chegamos ao índice de até 98% de drenagem. A retenção de água dentro dos poros é muito pouca. Temos realizado muitos projetos com essa nova tecnologia no Espírito Santo. Aliás, já existem pedidos de representação para o nosso piso dos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina”, contou. 

A Naturalle vem seguindo um comportamento adotado por empresas de vários ramos, inclusive as do setor de rochas ornamentais, que buscam  implementar projetos sustentáveis e inovadores nos locais onde atuam. “As próprias empresas de mármores e granitos estão partindo para a área de sustentabilidade. Nós reaproveitamos os rejeitos, transformando-os em vários tamanhos de pedriscos e os reaproveitamos para áreas de jardinagem, para formulação do piso drenante e para fundação de obras. A ideia da criação do piso Permeabile drenante partiu desse enfoque.”

Outras informações pelo e-mail: contato@naturallepedra.com e pelo WhatsApp: + 55 (27) 9 9813-5876.




FALE COM A REVISTA ROCHAS


Revista Rochas de Qualidade

EMC Editores Associados Ltda

Rua Aleixo Netto, 322 - Sala 703

Santa Lúcia, Vitória - Espírito Santo

CEP: 29056-100

Telefone: +55 27 3227 2772

 



Todos os direitos reservados a Revista Rochas | 2017

Conceitos e declarações emitidos por entrevistados e colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião desta revista e de seus editores. “Rochas de Qualidade” não se responsabiliza pelos conteúdos de anúncios e informes publicitários. Nenhuma parte desta publicação pode ser em qualquer forma sem a expressa autorização da EMC-Editores Associados Ltda. Todos os direitos são reservados. Registrada no INPI e matriculada de acordo com a Lei de Imprensa. Não publica matérias redacionais pagas.