MATÉRIAS | INFOROCHAS

Sindirochas participa da elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos


O objetivo é coletar informações dos setores econômicos para auxiliar na sua produção

O assessor institucional do Sindirochas, Rogério Ribeiro, representou a entidade patronal do setor de rochas ornamentais capixaba nas duas últimas oficinas de trabalho regionais para elaboração do Diagnóstico do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Espírito Santo (PERS-ES), realizadas em Venda Nova do Imigrante, no último dia 05, e em Cachoeiro de Itapemirim, no último dia 06.

O primeiro encontro aconteceu em Vitória, no dia 19 de dezembro, e a entidade patronal do setor de rochas foi representada pelo executivo Celmo de Freitas e pelo assessor institucional, Rogério Ribeiro. O Governo do Estado do Espírito Santo, por intermédio da Seama, firmou contrato nº 001/2017 com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para elaboração do PERS-ES, cuja execução está sob responsabilidade do Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental - LAGESA/UFES.

O objetivo é coletar informações dos setores econômicos para auxiliar na elaboração do Plano que abrangerá todo o território capixaba, contemplando um horizonte de 20 anos. Segundo Rogério Ribeiro, “a importância da participação do setor nesta etapa é contribuir com a definição das diretrizes para a gestão estadual dos resíduos sólidos em cada setor econômico”.

A entidade tem articulado e levado empresários e associações de destinação final de resíduos do beneficiamento da rocha ornamental, que estão participando da discussão e contribuindo para a definição do futuro da gestão de resíduos do setor.

O Plano irá propor ações desde educação ambiental até ações de desoneração fiscal, de regulação dos serviços de coleta, transporte e destinação de resíduos domésticos e industriais. Além dos representantes setoriais, o projeto envolve 52 profissionais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e 12 do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que formou uma comissão de fiscalização e outra de apoio. As próximas oficinas acontecerão em São Mateus, no dia 12 de fevereiro, e em Colatina, no dia 14.




FALE COM A REVISTA ROCHAS


Revista Rochas de Qualidade

EMC Editores Associados Ltda

Rua Aleixo Netto, 322 - Sala 703

Santa Lúcia, Vitória - Espírito Santo

CEP: 29056-100

Telefone: +55 27 3227 2772

 



Todos os direitos reservados a Revista Rochas | 2017

Conceitos e declarações emitidos por entrevistados e colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião desta revista e de seus editores. “Rochas de Qualidade” não se responsabiliza pelos conteúdos de anúncios e informes publicitários. Nenhuma parte desta publicação pode ser em qualquer forma sem a expressa autorização da EMC-Editores Associados Ltda. Todos os direitos são reservados. Registrada no INPI e matriculada de acordo com a Lei de Imprensa. Não publica matérias redacionais pagas.