MATÉRIAS | INFOROCHAS

Rochas Ornamentais são tema de curso promovido pela CPRM


Participaram 13 geólogos de diferentes unidades regionais

Com o objetivo de atualizar o conhecimento de pesquisadores em Geociências atuantes na área de mapeamento geológico e na pesquisa de recursos minerais, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu entre os dias 10 e 15 de setembro uma capacitação sobre a importância da pesquisa geológica na lavra e aplicação de rochas ornamentais. Participaram do curso 13 geólogos de diferentes unidades regionais da empresa.

“As condições geológicas do nosso país nos dão uma geodiversidade fantástica. Esse mercado tem mais de mil jazidas abertas, mais de sete mil marmorarias, gera em torno de 150 mil empregos diretos e 450 mil empregos indiretos. O Brasil detém as maiores e melhores reservas de rochas ornamentais do mundo”, avalia o pesquisador Vanildo Mendes, chefe da DIMINI, divisão responsável por realizar esses estudos na CPRM.

Mendes acrescenta que, para contribuir com esse mercado, a CPRM desempenha o papel de mapear e divulgar o potencial dessas áreas por intermédio de Atlas e Mapas de Potencialidades, que servem para mostrar o que se produz, incentivar o comércio e as exportações, além de nortear o investidor privado a gerar novas jazidas. “Tais produtos evidenciam os diversos tipos de rochas ornamentais que os ambientes geológicos em determinada região oferecem”, destaca o pesquisador.

A programação do treinamento contou com módulos teóricos, na Superintendência Regional de Recife, e visitas de campo a pedreiras e afloramentos nos municípios de Campina Grande (PB), Bom Jardim, Toritama, Garanhuns, Ibirajuba, Caetés e Venturosa (PE). O curso foi ministrado por Mendes, em parceria com a geóloga Maria Angélica Lima e a engenheira Civil Margarida Regueira.

“A capacitação abriu uma nova perspectiva para que a gente possa aplicar tudo aquilo que a gente vê no mapa geológico para a sociedade, gerando emprego e renda, e fomentando a exploração e exportação das rochas”, afirmou a pesquisadora em Geociências Liliane Sachs. De acordo com a geóloga Karla Medeiros, durante o curso houve um intercâmbio de conhecimento entre os profissionais, haja vista a variedade de especialidades dos pesquisadores.

O Serviço Geológico do Brasil já lançou diversas publicações relacionadas ao setor. Entre elas, destacam-se os Atlas de Rochas Ornamentais nos seguintes estados e regiões: Espírito SantoAmazônia BrasileiraPernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além dos mapas de potencialidades já desenvolvidos, espera-se que, a partir de 2018, Ceará e Paraíba sejam mapeados.

Fonte: CPRM 

 




FALE COM A REVISTA ROCHAS


SÃO PAULO

EMC Editores Associados Ltda

Avenida Prestes Maia, 241 - conj. 3520

Santa Ifigênia - São Paulo - SP - 01031-902

Telefone: +55 11 3228 9290

Fax: +55 11 3229 7370

VITÓRIA

 EMC Editores Associados Ltda

Rua Aleixo Netto, 322 - sala 703

Santa Lúcia - Vitória - ES - 29056-100

Telefone: +55 27 3227 2772

 



Todos os direitos reservados a Revista Rochas | 2017

Conceitos e declarações emitidos por entrevistados e colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião desta revista e de seus editores. “Rochas de Qualidade” não se responsabiliza pelos conteúdos de anúncios e informes publicitários. Nenhuma parte desta publicação pode ser em qualquer forma sem a expressa autorização da EMC-Editores Associados Ltda. Todos os direitos são reservados. Registrada no INPI e matriculada de acordo com a Lei de Imprensa. Não publica matérias redacionais pagas.