MATÉRIAS | INFOROCHAS

Sindirochas ganha prêmio de Boas Práticas Sindicais


Criação da Rochativa dá 1º lugar ao sindicato na etapa estadual

O Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) ficou em 1º lugar na etapa estadual/ES do 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O troféu foi entregue ao presidente do sindicato, Tales Machado, pelo presidente da Findes, Léo de Castro, durante reunião extraordinária do conselho de representantes da federação, no último dia 17 de maio, em Vitória.

A atividade reconhecida foi a criação da Rochativa, entidade fundada para desenvolver ações sociais no setor de rochas ornamentais do Espírito Santo, acolhendo crianças e adolescentes carentes dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo.

O sindicato patronal das indústrias de rochas ornamentais capixaba concorreu com outras 46 boas práticas, de 18 sindicatos, e foi o vencedor da etapa estadual. O prêmio é uma iniciativa das Federações de Indústria e da CNI para valorizar e divulgar ações que contribuam para o fortalecimento dos sindicatos empresariais da indústria.

A sua realização acontece em duas etapas: uma Estadual, coordenada pelas Federações de Indústria, e uma Nacional, coordenada pela Gerência Executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI. Como primeiro colocado na etapa estadual, o Sindirochas está classificado para etapa nacional do concurso. O prêmio tem como categoria única a "Sustentabilidade Sindical".

“O prêmio valoriza e divulga ações que contribuem para o fortalecimento dos sindicatos empresariais. Formamos uma comissão avaliadora que reuniu representantes de outras entidades, a fim de escolhermos a prática que melhor representará o Espírito Santo na etapa nacional”, destacou Paulo Lacerda, Superintendente do IEL-ES.

Tales Machado celebrou a conquista e lembrou a perda recente na Associação. “Este prêmio é o reconhecimento de todo trabalho realizado ao longo dos anos por toda equipe. O projeto social foi construído dentro do Sindirochas e este prêmio veio em um momento especialmente triste para nossa Rochativa, devido ao falecimento da superintendente e ex-presidente da instituição, Alcileia Raposo Cabelino. Dedicamos este momento a ela, que muito contribuiu para o sucesso da associação”, frisou.

O presidente da Rochativa, Valdecyr Viguini, comemorou o prêmio e lembrou também a recente perda com o falecimento de Alcileia Raposo. “Em 2018, já foram realizados 1.760 atendimentos. Estamos quase dobrando o número de atendimento graças à participação dos empresários, padrinhos e madrinhas de todo segmento produtivo. Esse prêmio é o resultado positivo do trabalho de toda a equipe da associação, especialmente da Alcileia, que sempre dedicou  o seu tempo e profissionalismo pelo sucesso de nossos projetos. Comemoramos esse prêmio com uma emoção especial pela sua perda”, lembrou.

O Sindiquímicos ficou em segundo lugar com o Programa de Qualidade das Tintas Capixabas, que tem como objetivo elevar a qualidade de tintas imobiliárias fabricadas no Estado, a fim de nivelar a competitividade entre as empresas e valorizar a indústria local.

Em terceiro, o Sindimol, com a ação social Afemol, que desenvolve projetos sociais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida das crianças do bairro Canivete, em Linhares, uma região de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Saiba mais

Fundada em 22 de janeiro de 2007, a Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Rochativa) teve sua criação originária na preocupação do Sindirochas, empresários do setor e outras entidades de rochas ornamentais em desenvolver um trabalho social de forma organizada. Durante os 11 anos de existência, o projeto social já acolheu mais de 7.000 crianças e adolescentes. Atualmente, 400 crianças são atendidas pela instituição em Castelo e 1.360, em Cachoeiro. 

Hoje, a entidade é presidida pelo empresário Valdecyr Robert Viguini. Desde a sua fundação, estiveram na liderança dos projetos: Telma Azevedo, Luilma Pinto Mendonça e Alcileia Raposo Cabelino.

 

Fonte: Sindirochas

Crédito da foto: Alexandre Mendonça

 




FALE COM A REVISTA ROCHAS


SÃO PAULO

EMC Editores Associados Ltda

Avenida Prestes Maia, 241 - conj. 3520
Santa Ifigênia - 01031-902 São Paulo - SP
Telefone: +55 11 3228 9290
Fax: +55 11 3229 7370

VITÓRIA

EMC Editores Associados Ltda

Rua Aleixo Netto, 454 - conj. 308
Praia do Canto - 29057-200 - Vitória - ES
Telefone: +55 27 3227 2772



Todos os direitos reservados a Revista Rochas | 2017

Conceitos e declarações emitidos por entrevistados e colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião desta revista e de seus editores. “Rochas de Qualidade” não se responsabiliza pelos conteúdos de anúncios e informes publicitários. Nenhuma parte desta publicação pode ser em qualquer forma sem a expressa autorização da EMC-Editores Associados Ltda. Todos os direitos são reservados. Registrada no INPI e matriculada de acordo com a Lei de Imprensa. Não publica matérias redacionais pagas.