MATÉRIAS | SETORIAL

Guido Bissi é homenageado como pioneiro ímpar do setor de rochas


O Simagran/CE, na pessoa do seu presidente, Carlos Rubens de Alencar, homenageou Guido Bissi durante a Fortaleza Stone Fair 2018

 

O empresário GUIDO BISSI,  nasceu em Florença-Itália em 1926.

Quando estava com 14 anos , seu pai LAO BISSI, trouxe toda a família para o Brasil em 1939, 

inicio da Segunda Guerra Mundial. 

Nesta época, mesmo com sua pouca idade, GUIDO BISSI já conhecia o setor de mármores e granitos, 

pois seu pai exportava para o Brasil, chapas de mármore Carrara desde  1930. 

Terminada a Guerra em 1945, GUIDO BISSI decidiu construir uma serraria, e assim nasceu a GRANIMAR S/A em 1951, em São Paulo.

Durante os  anos de  1961/1962 , GUIDO BISSI Presidente da GRANIMAR S/A,  pressentiu que o setor brasileiro de mármores e granitos, para poder progredir e se expandir, necessitava ingressar no mercado internacional de produtos acabados. 

Com essa finalidade ele partiu para os Estados Unidos com 45 kg de amostras e catálogos dos materiais brasileiros, praticamente desconhecidos naquele pais. 

Na sua viagem ele não procurou possíveis compradores, mas dedicou-se a  visitar durante quase 2 meses o país inteiro, contatando Arquitetos, Decoradores, Engenheiros,Construtores promovendo e mostrando a eles, nossos belos materiais, surpreendendo a maioria , que não tinha conhecimento do que existia e se produzia no Brasil.

Mas, para poder exportar materiais acabados, seria necessário também modernizar e atualizar nosso setor produtivo. Então ele partiu  para a Itália e trouxe nas malas, os primeiros discos de diamante para substituir os  antigos de Carborundum, como trouxe  também as primeiras bombas centrifugas para eliminar as antigas “ rodas pescadoras” nos teares.

Além disso trouxe também o primeiro esticador hidráulico para as lâminas dos teares

eliminando assim as antigas “cunhas”. 

 Importou dos Estados Unidos,  a primeira máquina de cortar a ponte Tysaman (diz-se Taiseman)  obtendo  um melhor acabamento das chapas. 

Trouxe também o Oxido de Zinco de granulação Mesh 800, para melhor acabamento do lustro.

Tudo isto, possibilitou a melhora de todo o sistema produtivo no Brasil.

GUIDO BISSI, com sua intuição e perseverança de sempre modernizar e atualizar os processamentos industriais, idealizou a forma de obter chapas de granitos, na espessura de apenas 1 cm, aumentando assim a quantidade de metros quadrados para cada metro cúbico serrado, barateando o custo de produção.

Apesar das enormes dificuldades técnicas encontradas, e junto com o Sr. Fert Bernardini, 

conseguiu concretizar essa sua ideia, apesar dos italianos acharem que seria impossível, dizendo que era uma “loucura brasileira”.

Mas com orgulho, junto com seu irmão CLAUDIO BISSI, aqui presente, surpreenderam o setor mundial, pois realmente foram os primeiros a conseguir essa façanha. 

Tudo quanto aqui descrito, possibilitou a GRANIMAR, entrar na exportação de produtos manufaturados e assim em fins de 1963 foram realizadas as primeiras exportações 

de chapas lustradas para os Estados Unidos, através da empresa Walker & Zanger Inc. maior comprador da GRANIMAR durante muitos anos. 

 

Em seguida vieram as exportações para outros países tais como México, Canadá, Japão, Austrália e 

também com o difícil e fechado mercado Europeu. 

Para a Itália, foram enviados vários metros quadrados do Juparanã  Clássico,

que pode ser visto até hoje na loja da  A Rinascente, na praça principal de Milão.

Também forneceram granito Verde Ubatuba, para a execução do memorial do John Rockfeller, 

que está situado  na famosa  5ª Avenida no Rockfeller Center de Nova York, 

assim como todo o revestimento do Edifício Guinness Beer de Seattle. 

O saudoso Emanuel Manuel  de Castro sempre teve orgulho de dizer, que o GUIDO BISSI foi seu primeiro empregador no setor de rochas, e o grande motivador para que fosse feita uma revista setorial para buscar mais mercados. Hoje com 50 anos temos a Rochas de Qualidade, uma das mais importantes revistas do setor em todo o mundo.

GUIDO  BISSI, grande líder de nosso setor, lamentavelmente faleceu em 1973

aos 47 anos, deixando uma grande  lacuna. 

 

Porém, seu irmão CLAUDIO BISSI, junto com o  seu filho Marco Aurelio BISSI, 

seguiu seus passos e continuou  sua obra,  sempre melhorando e atualizando cada vez mais o setor. 

Em 1976, CLAUDIO BISSI vendeu a GRANIMAR e tornou-se Agente e Representante exclusivo no Brasil,

da Walker & Zanger Inc.. 

 

Em função da aposentadoria de CLAUDIO BISSI em 2008, seu filho WALTER BISSI passou a ser o único Agente e Representante da Walker & Zanger Inc.  para os Estados Unidos,  representando  nada menos de 55 anos de relações comerciais com a Familia Bissi .

A Familia BISSI tem orgulho de ter cooperado para a modernização e melhoria do setor, agradecendo a ajuda recebida dos nossos  melhores fornecedores e grandes amigos, e  pretende continuar a exportar durante muitos anos, agora através de WALTER BISSI, aqui também presente.

 

O Presidente do SIMAGRAN, CARLOS RUBENS e o Presidente BETO STUDART, passam as mãos de Marco FABIO BISSI e de Cláudio BISSI, aqui representando o homenageado, a placa de agradecimento de todo o setor das rochas ornamentais do Brasil, em reconhecimento e a certeza de que sem a luta de homens como GUIDO BISSI, o setor não seria o que é hoje”.

 




FALE COM A REVISTA ROCHAS


SÃO PAULO

EMC Editores Associados Ltda

Avenida Prestes Maia, 241 - conj. 3520
Santa Ifigênia - 01031-902 São Paulo - SP
Telefone: +55 11 3228 9290
Fax: +55 11 3229 7370

VITÓRIA

EMC Editores Associados Ltda

Rua Aleixo Netto, 454 - conj. 308
Praia do Canto - 29057-200 - Vitória - ES
Telefone: +55 27 3227 2772



Todos os direitos reservados a Revista Rochas | 2017

Conceitos e declarações emitidos por entrevistados e colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião desta revista e de seus editores. “Rochas de Qualidade” não se responsabiliza pelos conteúdos de anúncios e informes publicitários. Nenhuma parte desta publicação pode ser em qualquer forma sem a expressa autorização da EMC-Editores Associados Ltda. Todos os direitos são reservados. Registrada no INPI e matriculada de acordo com a Lei de Imprensa. Não publica matérias redacionais pagas.