MATÉRIAS | INFOROCHAS

Projeto “Laboratório de Rochas” avança por meio de parceria entre Sindirochas e Findes


Setor capixaba aguarda validação de laboratório de análises e ensaios que atenderá toda a cadeia produtiva

O presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado, se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Léo de Castro, para definir detalhes sobre a viabilização do laboratório de caracterização de rochas, que será construído em breve no Estado. O encontro aconteceu no prédio da federação, em Vitória, no último dia 5 de abril, e contou com a participação do superintendente do SESI/ES, Luis Carlos de Souza Vieira, membros da sua equipe e assessores institucionais do sindicato.

O Laboratório de Caracterização de Rochas é uma demanda antiga do setor de rochas ornamentais capixaba. O projeto está pronto e prestes a ser validado. A sua conclusão será um grande avanço para o Espírito Santo, que é responsável, atualmente, por 80% das exportações do País. No entanto, o Estado ainda não conta com um espaço que atenda às demandas do segmento. O laboratório fará as análises e ensaios de toda a cadeia produtiva.

Segundo Tales Machado, essa é uma conquista muito importante para todo o APL de rochas. “A conclusão do laboratório mostra o amadurecimento técnico do setor. O nosso objetivo é fornecer o apoio necessário com a confiabilidade exigida, buscando, inclusive, a certificação do laboratório pelo processo de acreditação junto aos órgãos de controle. O trabalho em parceria entre entidades tem se mostrado o mais adequado, contribuindo para a maximização da qualidade, diversificação dos serviços prestados e redução dos custos para os empresários”, afirmou.

O presidente da Findes, Léo de Castro, destacou a importância da indústria de rochas. "Esta indústria é um símbolo do Espírito Santo e vem realizando parcerias com o Sistema Findes ao longo das últimas décadas. Recentemente, entregamos mais de R$ 30 milhões em investimentos, com cursos específicos para melhorar a formação profissional, atendimento in company, um laboratório de análise e caracterização de rochas, além de uma unidade de saúde para ampliar a qualidade de vida dos trabalhadores. Os nossos esforços buscam a melhoria da competitividade da indústria e o aumento da produtividade para que o setor continue sendo uma referência mundial", declarou. 

 




FALE COM A REVISTA ROCHAS


SÃO PAULO

EMC Editores Associados Ltda

Avenida Prestes Maia, 241 - conj. 3520

Santa Ifigênia - São Paulo - SP - 01031-902

Telefone: +55 11 3228 9290

Fax: +55 11 3229 7370

VITÓRIA

 EMC Editores Associados Ltda

Rua Aleixo Netto, 322 - sala 703

Santa Lúcia - Vitória - ES - 29056-100

Telefone: +55 27 3227 2772

 



Todos os direitos reservados a Revista Rochas | 2017

Conceitos e declarações emitidos por entrevistados e colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião desta revista e de seus editores. “Rochas de Qualidade” não se responsabiliza pelos conteúdos de anúncios e informes publicitários. Nenhuma parte desta publicação pode ser em qualquer forma sem a expressa autorização da EMC-Editores Associados Ltda. Todos os direitos são reservados. Registrada no INPI e matriculada de acordo com a Lei de Imprensa. Não publica matérias redacionais pagas.