MATÉRIAS | ARTIGO

O que esperar da economia dos Estados Unidos em 2018?


Embora a economia norte-americana esteja apresentando sinais de recuperação, é importante mantermos o alerta ligado, considerando que aquele país, tanto quanto o Brasil, atravessa momentos de turbulência politica que podem atingir rapidamente a economia

O setor de rochas ornamentais brasileiro tem grande concentração de suas vendas no mercado americano. Em 2016, o Brasil exportou para os EUA U$ 715.076.991, de um total de exportações de U$ 1.138.347.911, o que representa 63% do total exportado. Com esses números, o mercado norte-americano é o mais importante para o nosso setor.

O que acontece nos Estados Unidos nos afeta diretamente. Recentemente, o Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a sua previsão de crescimento para os EUA, mas alertou que, nos próximos anos, o crescimento poderá ser mais lento em função de problemas estruturais que os afetam e que precisam ser solucionados. Algumas reformas importantes, como a fiscal, poderiam estimular a economia.

Embora a economia norte-americana esteja apresentando sinais de recuperação, é importante mantermos o alerta ligado, considerando que aquele país, tanto quanto o Brasil, atravessa momentos de turbulência politica que podem atingir rapidamente a economia. Independente da situação politica e econômica, os EUA são o maior consumidor mundial de rochas ornamentais, e o Brasil, o maior fornecedor desse produto para os norte-americanos.

Esperamos que “tanto lá como cá”, os governantes tenham a responsabilidade necessária para a condução política. A economia globalizada nos coloca no mesmo espaço e qualquer dificuldade do lado de lá, poderá trazer consequências danosas às empresas do lado de cá, principalmente, do interior do Estado do Espirito Santo.

Olivia Tirello – superintendente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas)




FALE COM A REVISTA ROCHAS


SÃO PAULO

EMC Editores Associados Ltda

Avenida Prestes Maia, 241 - conj. 3520
Santa Ifigênia - 01031-902 São Paulo - SP
Telefone: +55 11 3228 9290
Fax: +55 11 3229 7370

VITÓRIA

EMC Editores Associados Ltda

Rua Aleixo Netto, 454 - conj. 308
Praia do Canto - 29057-200 - Vitória - ES
Telefone: +55 27 3227 2772



Todos os direitos reservados a Revista Rochas | 2017

Conceitos e declarações emitidos por entrevistados e colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião desta revista e de seus editores. “Rochas de Qualidade” não se responsabiliza pelos conteúdos de anúncios e informes publicitários. Nenhuma parte desta publicação pode ser em qualquer forma sem a expressa autorização da EMC-Editores Associados Ltda. Todos os direitos são reservados. Registrada no INPI e matriculada de acordo com a Lei de Imprensa. Não publica matérias redacionais pagas.